Março é um mês importante para o artesão e para feira: temos o DIA INTERNACIONAL DA MULHER.
É uma data importante pois grande parte dos artesãos do mundo inteiro é mulher.
Apesar de hoje homens e mulheres se dedicarem ao artesanato e cada vez mais desenvolverem produtos e técnicas novas ou transmitirem antigos conhecimentos, ainda vemos mais mulheres realizando artesanato mais detalhado como bordados e rendas, pintura em tecido e porcelana, bijuterias, costura, patchwork, croche e trico, mosaico.
E cada vez mais o artesanato contribui diretamente para a independência financeira de boa parte da população feminina. Isso falando na parte comercial mas o artesanato é uma forma de expressão extremamente importante, onde a mulher, mesmo sem sair de casa pode, com seu talento, transformar em arte sua forma de ver o mundo.
Hilton Leite - acessórios e Maria Helena - tapetes |
Na Feira Omaguás, 65 % dos artesãos são mulheres. Pelas estatísticas, essa se média se mantém na população mundial das cidades mais urbanas: entre 60 e 65% das pessoas que se dedicam ao artesanato é mulher. Já nas pequenas cidades, vilarejos ou comunidades a porcentagem de artesãos mulheres chega até a 85%
Nazira Cury - bordados |
Março tem também O DIA DO ARTESÃO. Data importante e claro, comemorada com carinho na Feira Omaguás!
Ainda estávamos com problemas na parte elétrica da praça mas conseguimos uma dupla fantástica pra nos alegrar: os músicos argentinos Bernabé Romero - violino e Luiz Ponti - violoncelo nos brindaram com uma tarde maravilhosa de música, que foi de Piazzolla a Pixinguinha, passando por Chico Buarque, choros e tangos de Gardel.
Bernabé Romero e Luiz Ponti |